Trabalho
URI Campus de Erechim
Departamento de engenharias
Projeto de Pesquisa
Resíduos da Construção Civil e o Meio Ambiente
Bruno Brock Girardi
Diogo Boeira
Eliezer de Mattos
Fabio Bernardi
Erechim, Outubro/2012
Introdução
Com a intensa industrialização, o advento das novas tecnologias e o crescimento populacional, especialmente nos grandes centros urbanos, o aumento exacerbado do consumo de bens e produtos, acarretado pela sua diversificação, trouxe por consequência o aumento dos entulhos gerados pelos mesmos quando descartados, acarretando uma série de custos ambientais.
A construção civil afeta o meio ambiente através da retirada de materiais da natureza que não são retornáveis, como: areia, cal, ferro, alumínio, madeira, água potável. É a principal fonte geradora do entulho, resultado das sobras e desperdícios de materiais de construção em uma obra. O qual se deposita em vias públicas afetando a drenagem e estabilidade de encostas, além de agregar lixo, favorecendo a proliferação de doenças por animais transmissores e degradando a paisagem urbana.
Sendo assim, serão apresentados algumas informações referentes aos resíduos gerados na construção civil enfatizando a importância da reciclagem dos mesmos, para a conservação do meio ambiente e para a busca por materiais que gerem menos resíduos e impactos a natureza não tendo como destino os lixões, aterros e encostas de rios e áreas clandestinas, não poluindo o meio ambiente.
1. Reciclagem
1.1 A reciclagem na construção civil
1.2 A reciclagem na construção civil e o meio ambiente
2. Revisão de Literatura
3. Justificativa
A reciclagem tem como principal objetivo transformar os custos sociais, em recursos públicos, ou seja, é uma solução para materiais, rejeitos e entulhos que inevitavelmente são perdidos e acabam causando malefícios, se transformarem em uma alternativa segura e sustentável para