Manual House Organ
Estamos em uma época em que exigências cada vez maiores recaem sobre as organizações empresariais, a exemplo da importância da gestão profissional, de números transparentes, do planejamento estratégico e, obviamente, da comunicação de qualidade.
Vamos nos ater, nesse manual, a uma ferramenta ligada especificamente a esta última exigência – a de se comunicar bem: o house organ, mais conhecido como Jornal ou Informativo de Empresas. Utilizado corretamente, ele pode ser um forte instrumento de informação, divulgação, sensibilização e fidelização.
O seu maior objetivo não é agradar aos dirigentes, às chefias ou aos subordinados. É disseminar cultura, bem como fortalecer a imagem institucional da empresa e os vínculos com seus públicos de interesse.
Mas, como sinaliza a relações públicas Márcia Ceschini, em seu artigo “Comunicação e Ruído”, por trás de todo o canal, veículo e meio de comunicação há um segredo: o real interesse em criar e estabelecer comunicação, o que não depende efetivamente só da qualidade do papel, da produção, do visual, do design gráfico, do programa de editoração último tipo...tem de haver o interesse da empresa – produto ou serviço – em se comunicar efetivamente com quem é destinado, tendo como base um bom planejamento de comunicação, e gerenciamento e administração do feedback dessa comunicação. Caso contrário, só estará emitindo ruído. Esses cuidados são essenciais para se atingir a meta e colher bons resultados.
Este manual tem por finalidade auxiliar sua cooperativa a criar ou tornar esta comunicação ainda mais atraente, com metas claras, relevantes e em sintonia com o público ao qual se destina.
Boa leitura!
Conteúdo
04 Conceito e Curiosidades
06 Função
07 Política Editorial
09 Identidade Visual
11 Expediente
12 Planejamento de custo
13 Periodicidade e Difusão
15 Pesquisas
18 Etapas de produção
20 Público Interno X Público Externo
21