2 Relat Rio Acidez Do Leite
Determinação da acidez do leite.
2. OBJETIVO:
Realizar o procedimento de processamento do leite através da determinação da acidez do leite.
3. RESUMO: Pipetou-se 10mL de leite, pesou-se sua massa e transferiu-se para os 3 erlenmeyers, pingou-se 3 gotas de fenolftaleina nos três frascos e realizou-se a titulação. Com o termino da titulação mediu-se os volumes utilizados de solução de NaOH 0,11mol/L. Após foi realizados os cálculos.
4. INTRODUÇÃO:
O leite, ao sair do úbere, é ligeiramente ácido. Sua acidez normal está compreendida entre 16º a 20º Dornic, ou seja, 1,60 a 2,00g de acido láctico por litro. A acidez superior à normal é proveniente da acidificação do leite pelo desdobramento da lactose, provocada pelos fermentos, (germes), que estão em multiplicação no leite. A acidez tende, portanto, a aumentar à medida que o leite envelhece, influindo consideravelmente a temperatura e a higiene empregada nas diversas manipulações.
Determina-se a acidez do leite para avaliar o seu estado de conservação (fermentação). Um leite com acidez fora do padrão é considerado anormal, em inicio de fermentação e impróprio para o consumo e industrialização.
A conservação em baixa temperatura (4º a 6ºC), paralisa o aumento da acidez, sem, porem, diminuí-la; a pasteurização destrói os germes causadores da formação da acidez do leite.
4.1 Método volumétrico
Pode-se determinar volumetricamente a acidez do leite. Dentre os principais contam-se os processos de Soxleth-Henckel, Soxleth, Dornic, etc.
O método de Dornic é o mel generalizado para a pesquisa rápida do grau de acidez em um leite.
Dornic propôs o uso de uma solução de soda N/9 (nono normal) e deu o nome de grau aos “décimos de centímetros cúbicos” (0,1cm³) dessa solução, que vai corresponder a 0,001g (um miligrama de acido láctico).
Uma soda normal corresponde a 4g de soda caustica; completando 1000g com água, portanto, a soda nono normal equivale a 4,445g de soda, num total de 1000g de água.
Depois do