Trabalho
Avaliar sobre atitudes, valores e normas leva imediatamente a questão do comportamento, alvo da atenção educativa, são disposições pessoais que tendem a se expressar por meio de comportamentos. Acredita-se que inúmeros fatores interferem nessa expressão e que um comportamento em si não reflete necessariamente atitude de alguém.
Contudo, no dia a dia escolar depara-se por vezes, com comportamentos incorretos distanciados das atitudes e valores que acreditam-se serem corretos. Isso significa que falta coerência na formação de atividades e vive-se um processo não linear, ou seja, está ocorrendo a indisciplina.
O problema tem se tornado um duplo desafio aos objetivos educacionais. Em primeiro lugar, porque aprendizagem dos conteúdos curriculares não se efetiva sem uma certa organização e normatização das atividades e das relações em sala de aula. Em segundo, porque o desenvolvimento das noções de regras e o respeito à coletividade são considerados processos constitutivos da consciência moral e objetivos da educação moral a ser desenvolvida na escola.
Antunes (2002), acredita que o mal comportamento em sala de aula nas escola tem vários focos: a escola, o professor e os alunos. O autor acredita que, desde os horários das aulas maçantes, regras incoerentes, falta de comunicação entre direção/alunos/pais, falta de ajuda a alunos com dificuldades de aprendizagem e a pais que precisam de orientação na educação de seus filhos, são fatores que contribuem para o aumento da indisciplina.
Segundo Nerici