Abuso Contra Crian Ase Adolescentes
GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
A importância do Assistente Social no acompanhamento de crianças e adolescente abusadas sexualmente
Maria Uedna Mesquita Rocha
São Gonçalo do Amarante, Ce
Maio de 2014
RESUMO: O presente trabalho tem por finalidade aprofundar o debate sobre a importância do assistente social na prevenção e combate a exploração sexual de crianças e adolescente. Esse trabalho se justifica, pois com o crescimento da população de São Gonçalo do Amarante – CE , a população infanto-juvenil torna-se mais vulnerável a esse tipo de exploração. Nessa perspectiva, o turismo sexual encontra chances para desenvolver-se, e a falta de políticas públicas de caráter de prevenção pode se tornar um fator de agravamento da situação. É nessa visão que o profissional do Serviço Social deve intervir na busca da promoção da cidadania do grupo vulnerável, garantindo a efetivação dos direitos referentes à criança e ao adolescente.
Os crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes não é um fenômeno do século XX.Segundo PAsseti (199,p 32) “ a efetivação dos direitos ultrapassa a questão jurídica, pois depende de mudanças ideológicas, culturais, sociais de valores arcaicos que permitem a perpetuação do problema”. Sobre o mesmo Tema , Charam (1997, p.53) esclarece que relatos bíblicos do antigo testemunho apontam que os abusos praticados por pais,parentes ou conhecidos já estavam presente em épocas remotas.
Certa vez, Diná e Lia e Jacó ao sair de casa para passear, Foi vista pelo príncipe Sinquém, que a tomou e possuiu, humilhando-a. Porém o príncipe gostou da jovem, pediu-a em casamento e solicitou perdão. E já ia ser consumado o casamento, com a condição de que Sinqém fosse circuncidado, quando os irmãos de Diná o mataram e todos os seus homens, saquearam sua cidade e levaram cativos todos os meninos e meninas que encontraram (GÊNESIS, cap.34.35)
Diante disso, entende-se que não existe