Apostila Teoria 2015 1
4º PERÍODO
DISCIPLINA : TEORIA DA CONTABILIDADE
Prof. Esp. Luís Gonzaga Ramalho Junior
Uberlândia-MG
2015
1
A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE
A CONTABILIDADE NA ÉPOCA QUE NÃO EXISTIA MOEDA, ESCRITA E NÚMEROS
Imagine um homem, na antigüidade, sem conhecer números, e muito menos, a escrita, exercendo a atividade de pastoreio. O inverno está chegando. O homem prepara toda a provisão para o sustento do seu rebanho de ovelhas olhando para um período longo de muito frio que está se aproximando. Ainda que ele nunca aprendesse sobre os meses do ano, ele sabe que a neve está se aproximando, pois as folhas das árvores ficaram amarelas e caíram e assim ocorreu no passado por inúmeras vezes. Ele não sabia o que eram as estações do ano, mas tinha experiência: árvores secando, frio chegando.
Resultado da Contagem
Cada símbolo (pedrinha) corresponde a uma cabeça de ovelha
Primeiro Inverno Segundo Inverno
1º Inventário
2º Inventário
Comparação entre 2 invernos
Acréscimos de cabeças de ovelhas Um Inventário Completo
O Homem estima que se fosse trocar ovelhas por agasalho, precisaria pelo menos duas cabeças para suprir sua família neste inverno. Como seu próprio rebanho havia produzido, ele separa duas novas pedrinhas correspondentes a duas ovelhas, representando aquele adicional de riqueza da sua família. Os instrumentos de caça e pesca obtidos eqüivalem a três ovelhas. Toda a lã estocada corresponderia a pelo menos quatro ovelhas, ou seja, ele conseguiria trocar seu depósito de lã por
2
quatro cabeças. Assim ele teria um novo conjunto de nove pedrinhas para acrescentar a contagem realizada neste segundo inverno.
Dessa forma a situação seria o seguinte:
Acréscimos do Período
1º Inverno 2º Inverno
1º
2º
Inventário Inventário
Total do Rebanho
Inst.
Caça/Pesca
Corresponde Corresponde a 2 ovelhas a 3 ovelhas
Agasalhos
Estoque de Lã