Trabalho
A teoria weberiana tem como ponto inicial a ação e classificação dos tipos de ação (ação lógica e ação não lógica, mesmo sem seguir essa classificação Weber vai mostrar-nos quatro ações sociais, a qual a sociologia procura entender, compreender de forma interpretativa:
a) Ação racional: Com relação a um objeto (zweckrational): determinando o modo racional referente a fins. “determinadas por expectativas no comportamento do objeto do mundo exterior, como de outros homens, e utilizando essas expectativas como condições ou meios para alcançar fins próprios e racionalmente avaliados e perseguidos”.
b) Ação social com relação a valor posto: (Wertrational): de um modo racional referente a juízos de valores. “Determinada pela crença consciente do valor – ético, estático, religioso ou de qualquer outra forma como seja interpretado…”.
c) Ação afetiva ou emocional: (de modo afetivo, especialmente emocional): por afetos ou estados de sentimentos atuais.
d) Ação tradicional: (de modo tradicional) por costume e hábitos arraigados a conduta do individuo na sociedade.
FATO SOCIAL: é um fato que toda a pessoa que vive em uma sociedade realiza e todos o fazem sem questionar. Em época da copa, por exemplo, todas as pessoas param de trabalhar para assistir 22 homens jogando bola e poucos percebem o que estão fazendo.
Conceitualmente “fato social é algo ou costume que a sociedade faz sem questioná-lo”.
AÇÃO SOCIAL: em sociologia, ação social se refere a qualquer ação que leva em conta ações ou reações de outros indivíduos e é modificada se baseando nesses eventos.
Teoria de Émile Durkheim: Fato social
O fato social é o objeto central da teoria sociológica de Émile Durkheim, constituindo-se em qualquer forma de indução sobre os indivíduos que são tidos como uma coisa exterior a eles, tendo uma existência independente e estabelecida em toda a sociedade, que é considerada então como caracterizada pelo conjunto de fatos sociais estabelecidos.
Para