LIBRAS
PROCESSOS INTERATIVOS COM A PESSOA SURDA – LIBRAS
Abertas 1ª
“Segundo Lyons (1987), “ linguagem é um sistema de comunicação natural ou artificial, humano ou não, ou seja, qualquer meio de comunicação...”,
Escreva dois exemplos de linguagem pelos quais os seres humanos se comunicam.
RESPOSTA DO ALUNO: 100%
Línguas de sinais existem muitas formas criativas de explorá-la. Configurações de mão, movimentos, expressões faciais gramaticais, localizações, movimentos do corpo, espaço de sinalização classificadora. São alguns dos recursos discursivos que tal língua oferece.
Linguagem falada é a aquela o qual nos comunicamos dando um telefonema, cantando musicas,contando histórias é toda uma metodologia falada.
2ª
A respeito da Língua Brasileira de Sinais – Libras comente a afirmação a seguir: “A Libras é universal, isto é, as comunidades lingüísticas de pessoas surdas não se diferem, todos usam a Libras para se comunicar”. Sua resposta deverá mostrar o seu ponto de vista, baseado nos estudos propostos, quanto à afirmação acima. A LIBRA é universal? E, as comunidades de pessoas surdas, se diferem?
RESPOSTA DO ALUNO: 100%
A língua de sinais não é universal, isto é, cada comunidade lingüística tem a sua. Temos, então, línguas de sinais diferentes espalhadas pelo mundo.
3ª
De acordo com seus estudos a respeito da aquisição de linguagem, ficou claro a importância do papel do “outro” para o desenvolvimento integral da criança surda. Percebe-se que a grande diferença que se estabelece entre o desenvolvimento de crianças surdas e ouvintes encontra-se em uma das áreas do desenvolvimento neuropsicomotor. Cite em qual área encontra-se esta diferença.
RESPOSTA DO ALUNO: 100%
Na área da linguagem.
4ª
Os professores podem ter um papel importante na suspeita da deficiência auditiva, visto que é no período escolar, momento em que a criança começa a ter contato com um número maior de pessoas, que as dificuldades, muitas vezes não são percebidas em casa, podem se