trabalho
Método de Projeto Interativo, destinado a extrair informações de alta qualidade do cliente/usuários, através de Reuniões de Grupo previamente estruturadas que substituem as Entrevistas Individuais, tendo como objetivo obter, de forma rápida, o CONSENSO do Grupo sobre os requisitos e questões levantados, definidos e ligados ao Desenho de uma determinada Solução.
20 Pecados Mortais em Reuniões JAD:
1. Compareça à reunião, mesmo sem conhecer previamente a agenda: Você escutará o que não deseja e, muito provavelmente, ao final, nenhum dos seus assuntos terá sido discutido;
2. Só comece a reunião quando todos chegarem: Você estará penalizando os pontuais e premiando os atrasados. E certamente penalizando a agenda.
3. A agenda é apenas uma orientação, não um dogma: Este é o melhor atalho para transformar a reunião de trabalho numa reunião social e deixar de discutir assuntos realmente importantes e originariamente previstos.
4. Minha memória é meu mais fiel dor: Você estará sobrecarregando a sua memória e, certamente, deixando passar decisões e pendências das reuniões, realmente importantes.
5. Convoque uma reunião quando uma decisão envolver um número bastante grande de pessoas: Tirando reuniões iniciais de projetos (kickoff meetings) ou reuniões meramente informativas, não se recomendam reuniões com mais de 6 ou 10 pessoas. Dificilmente os assuntos interessam a todos ou as alçadas de decisão são as mesmas. Talvez 2 ou 3 reuniões menores tragam melhores resultados.
6. A reunião deve durar até o assunto ser esgotado: Isto significa que se o assunto não se esgotar, a reunião não acaba. Toda a reunião deve ter início e fim, pois o prazo determinado exercita o processo de avaliação e decisão.
7. Não há regras a seguir. As reuniões acontecem naturalmente: Isto fará com que aconteçam naturalmente coisas estranhíssimas menos aquelas que você deseja. Como em qualquer evento devem existir regras a serem seguidas.
8. Numa reunião todos