Trabalho
12- A heteronomia é um tipo de moral, pois se trata de um controle interno dentro da criança, obedece voluntariamente, mas é um controle seminormativo.
Seguindo por essa ordem, por isso que é importante o respeito unilateral, é assim que se constitui a consciência elementar do dever e o primeiro controle normativo do qual a criança é capaz. Atos que vão partindo, ou melhor, vão conduzindo a criança a constituir a moralidade.
13- No entanto tudo deve ser dosado, a moral da obediência também e deve ser superada; a moral da obediência tem de contar com uma fonte de moralidade exterior para o respeito apenas unilateral, se não continuará um instrumento de submissão às regras preestaetabelecidas e às regras cuja origem permanece exterior ao sujeito que as aceita.
14- Esse estudo contribui para revelar algumas respostas a respeito do porquê das atitudes inadequadas de algumas crianças, adolescentes e adultos que nem sempre são autônomos. Dessa forma Piaget afirma nesse estudo que uma educação que conduza ao autogoverno implica em construção da consciência moral, que conduza o sujeito ao pleno desenvolvimento da personalidade humana, ao respeito pelos direitos do homem e pelas liberdades fundamentais.
15- As frases citadas no texto tratam de formas de educação equivocadas mediante a busca da evolução moral conforme o autor comenta. Além de a leitura dessas frases incomodarem pelo teor da coação presente nelas, além do uso irrestrito das punições e recompensas como formas explícitas do condicionamento humano.
16- Quanto sobre pais e educadores “serem modelos para o desenvolvimento da autonomia das crianças”, atualmente o “educar” já não é alcançado como deveria, principalmente por