trabalho
O novo padrão brasileiro de tomadas e plugues de três pinos
Esse novo modelo apresenta mais segurança, pois evita que quem manuseia o plugue toque nos pinos e leve choques. A padronização também ajuda a impedir a sobrecarga na instalação elétrica e com isso, o desperdício de energia que ocorre com o uso de adaptadores inadequados. Porque mais segurança ?
• As tomadas possuem um novo formato, para dificultar o contato do dedo com a corrente elétrica e impedir que seja inserido somente um pino do plugue, evitando o contato acidental do usuário. Os novos plugues vêm com um sistema que evita sobrecarga e aquecimento e também propiciam melhor acoplamento com seus terminais.
Padronização é obrigatória
• Todos os segmentos da indústria terão que se adaptar ao novo padrão de tomadas e plugues, estabelecidos pela
ABNT NBR 14136 - Plugues e tomadas para uso doméstico e análogo até 20 A/250 V em corrente alternada - Padronização, com modelos mais seguros.
• A padronização foi tornada obrigatória em portaria do Inmetro publicada em 2000 e, em julho de 2011, já não será permitida a venda de plugues fora do padrão. Com esta mudança, o mercado brasileiro passa a ter modelos de plugues e tomadas, de dois e três pinos redondos – o pino chato desaparece.
(Associação Brasileira de normas técnicas)
Padronização
• Também é econômico uma vez que eles evitam a perda de energia, é onde só equipamentos que consomem mais energia precisaram de uma tomada maior.
• Há dois plugues para as tomadas. Plugues com o diâmetro de (4 mm), para aparelhos com corrente de até 10 ampères e os mais grossos (4,8 mm) , para equipamentos de até 20 ampères. Essa distinção se faz pois evita a ligação de equipamentos de maior potência em um ponto não especialmente projetado para essa ligação
• https://www.youtube.com/watch?v=JczKPBLe
BSY