trabalho
1808 Laurentino Gomes
São Miguel Dos Campos 15 de Novembro de 14
Escola Estadual Ana Lins – EEAL
Alunos (a):
Nathalya Fernanda
Katiana
1808 Laurentino Gomes
Trabalho Apresentado á Disciplina
De Historia, Como exigência parcial. Para obtenção de nota Sob solicitação E orientação do Professor (a) Clebson. 2° Ano “B” Matutino.
São Miguel Dos Campos 15 de novembro de 14
INTRODUÇÃO
A obra conta a historia de quando o rei de Portugal D, João VI ameaçado pelas invasões napoleônicas por ter furado o bloqueio continental com a Inglaterra, foge para a sua maior colônia na época o Brasil. Incluindo fatos e dados como a Revolução Francesa que “redesenhou o mapa da Europa”, a formação do Império Napoleônico, a vitoriosa resistência Inglesa, as tentativas de dominação francesa e a Colonização do Brasil, cuja riqueza sustentou a realeza lusitana, para onde a Família Real transferiu a sede do governo Português, fato sem precedentes na história conforme afirma autor.
Resumo
Apesar da data do título – 1808 – o livro trata de fato dos 13 anos em que a Família Real Portuguesa esteve residindo no Brasil, desde a sua saída de Portugal em novembro de 1807 até a volta a este país em julho de 1821.
Na Introdução, o autor começa falando do prédio onde residiu a Família Real portuguesa, através da menção ao meteorito de Bendegó, encontrado em 1784 em Monte Santo, sertão da Bahia, e atualmente exposto no Museu Nacional, situado no Palácio São Cristóvão no Rio de Janeiro, no qual viveu o reinou o único soberano europeu a colocar os pés em terras americanas em mais de quatro séculos (p.18). A construção em que funciona o Museu acentua o autor, não tem, no entanto legendas ou identificações que lembrem a corte de Portugal no Rio de Janeiro, como também não o faz o antigo Paço Imperial, na Praça 15 de novembro.