trabalho
Aprovado: 26/08/2013
Empreendedorismo na informalidade: um estudo de caso no Shopping Independência de Santa Maria-RS
Ani Caroline Grigion Potrich (UFSM-RS/Brasil) - anipotrich@gmail.com
• Av. Roraima, 1000, prédio 74 C, sala 4212, Cidade Universitária, Santa Maria-RS, 97105-900
Janis Elisa Ruppenthal (UFSM-RS/Brasil) - janis.rs.br@gmail.com
RESUMO A pesquisa insere-se no debate sobre o empreendedorismo na informalidade, identificando o perfil
socioeconômico e grau de satisfação de vendedores ambulantes que foram recentemente transferidos para o novo centro de compras, denominado Shopping Independência de Santa Maria - RS.
Objetivou conhecer as motivações que os levaram a iniciar um negócio informal e identificar as dificuldades encontradas para a formalização. Ainda, realizou-se um levantamento das características comportamentais empreendedoras definidas por McClelland. Para alcançar tais objetivos, utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário com questões abertas e fechadas. Após a coleta, tabularam-se os dados e a partir destes, construiu-se os gráficos e tabelas para as respectivas análises. Constatou-se então, que a maioria dos negócios ainda é formado por empresas informais. Apesar disso, os mesmos consideram-se pessoas empreendedoras e pretendem iniciar o processo de formalização, por considerarem a mesma como uma possibilidade de crescimento do negócio. Por outro lado, os pesquisados vêem na burocracia um considerável entrave para o início deste processo de formalização.
Palavras-chave Empreendedorismo. Informalidade. Shopping Popular.
ABSTRACT The research is inserted in the debate on entrepreneurship in the informal sector, identifying the socioeconomic profile and degree of satisfaction of street vendors who were recently transferred to the new shopping center, called Shopping Independência Santa Maria - RS. The objective was to identify the motivations that led them to start an informal