trabalho
1. INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
Neste experimento tínhamos os seguintes objetivos:
Verificar o comportamento estático de uma mola, para pequenas deformações, é corretamente descrito pela Lei de Hooke, e que o período de oscilação de um sistema massa-mola é independente da amplitude, para pequenas oscilações.
Medir grandezas físicas diretas e, a partir de gráficos, determinar outras grandezas.
Analisar o comportamento estático e dinâmico de um sistema massa-mola suspenso.
Para o mesmo utilizamos o seguinte aparato experimental:
3 Molas;
Suporte Vertical e Horizontal;
3 Massas de 50g cada;
Régua milimetrada;
Cronômetro;
Dinamômetro;
Ao chegarmos ao laboratório o orientador nos explicou como seria realizado o experimento e a forma de terminar de montar o sistema (o suporte já estava montado). Primeiramente com ajuda do dinamômetro encontramos o valor da força. Em seguida montamos o sistema de molas no suporte e fomos acrescentando as massas uma por vez, anotando a deformação das molas para o sistema com 1, 2 e 3 molas respectivamente. Em posse desses dados calculamos a constante da mola (K). Encontramos o valor de K através da seguinte expressão:
Onde,
K = Constante da Mola
F = Força (N)
X = Deformação da Mola (m)
Em seguida com o sistema de molas já pronto, acrescentamos uma massa. Puxando levemente para baixo o suporte de massa da posição de equilíbrio e soltando-o no mesmo instante em que o cronômetro era ativado. Aguardamos o sistema executar 10 oscilações completas para então parar o cronômetro anotando o tempo decorrido. Realizamos esse mesmo procedimento para o sistema com 1, 2 e 3 molas respectivamente.
Por fim fomos encontrar o período (T) e a média dos períodos (). Mas para encontrarmos o período precisamos encontrar primeiro a frequência (f)