Trabalho
APRESENTAÇÃO
Com a facilidade de uso dos programas Microsoft, acreditamos que as pessoas familiarizadas com os aplicativos Word e Excel, tendo noções de gerência de projetos e contando com material complementar sobre o MS Project (além de computador com o software instalado) poderá tirar proveito dos tópicos aqui apresentados.
O MS PROJECT
O MS Project é um software da Microsoft, desenvolvido para gerenciamento de projetos. Sua primeira versão foi lançada em 1985. Desde então, além de contar com interface gráfica e amigável, vem sofrendo melhorias e dispondo de novos e poderosos recursos.
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO MS PROJECT
Dentre os diversos recursos disponíveis, destacamos: Geral Baseia-se no modelo Diagrama de Rede (ou diagrama de precedências): as tarefas do projeto são criadas na forma de blocos interligados, formando uma rede. Portanto, ele não trabalha com o Diagrama de Setas, muito popular em programas da década de 60 mas totalmente superados; Utiliza tabelas no processo de entrada de dados. Existe um conjunto padrão de tabelas e o usuário pode criar suas próprias tabelas. Em muitas situações, um Gráfico de Gantt é gerado automaticamente, auxiliando o processo de entrada de dados; Aceita relações de precedências entre tarefas tipo Fim-Início, Início-Início, FimFim, e Início-Fim; Permite tarefas recorrentes (ocorrem de forma repetitiva). Por exemplo, em um projeto pode-se planejar a realização de reuniões todas as segundas-feiras; Permite estabelecer níveis hierárquicos através de “tarefas de resumo”. Este aspecto é muito útil na criação da Estrutura de Decomposição do Trabalho; Permite uso de subprojetos;
Possui recursos para agrupar, filtrar e classificar tarefas; Possui um conjunto padrão de relatórios e o usuário pode criar seus próprios relatórios; Permite a inclusão de “campos do usuário”, que aceitam diversos tipos de operação; Tempo (Datas e Folgas) O cálculo da rede é feito automaticamente com a entrada de dados.