Administração
AIRBUS SOCIÉTÉ PAR ACTIONS SIMPLIFIÉE
Atualmente a maior fabricante de aviões comerciais do mundo, a empresa é uma subsidiária da EADS (que detém 80% da empresa) e da BAE systems (os 20% restantes). Estas duas empresas são as maiores fornecedoras de material bélico na Europa. A Airbus emprega cerca de 50 mil pessoas em vários países europeus. As fábricas principais estão localizadas em Toulouse (França) e Hamburgo (Alemanha).
Em Setembro de 1967, um acordo entre Inglaterra, França e Alemanha, iniciou a produção conjunta de uma aeronave widebody, o Airbus A300. Airbus provém das palavras francesas Air e Bus, que significam autocarro aéreo. A empresa surgiu oficialmente como Airbus Industries, em 1970, um consórcio integrado pela Aerospatiale (empresa francesa) e pela Deutsche Aerospace (empresa alemã), logo seguida pela espanhola Construcciones Aeronáuticas SA. Com exceção do Airbus A300 e Airbus A310, todas as aeronaves possuem controles "fly-by-wire". Também com excepção do Airbus A300, todas as aeronaves possuem winglets. A Airbus possui somente aviões de grande porte.
Avião Comercial
Um avião comercial é uma grande aeronave de asa fixa, cuja função primária é transportar passageiros pagantes, geralmente operada por uma linha aérea, a qual é proprietária ou arrendatária do veículo.[1]
A definição oficial de um avião comercial varia de país para país, mas a mais comum é a de uma aeronave com assentos para 20 ou mais passageiros e/ou um peso, quando vazio, acima de 22.680 kg, com dois ou mais motores.
PROJETO AIRBUS A380
No início da década de 1990, a Airbus começou a estudar a possibilidade de desenvolver um jato com capacidade acima de 500 passageiros para competir diretamente com o Boeing 747. A engenharia e o projeto não tiveram início até 1994, quando o avião ficou conhecido como o