Administração
Conceitos fundamentais de Economia. Economia e Negócios
Jan 2013
Prof. Claudio Ditticio
1
Tópicos a serem abordados neste conjunto
Breve história da Economia; Por que estudar Economia? O problema econômico; Definição de Economia; Questões econômicas; Divisão do estudo de Economia; Envolvimento da Economia com outras disciplinas.
Prof. Claudio Ditticio
2
Breve história da Economia
A preocupação com a economia sempre esteve presente, desde tempos remotos. Encontramos na Grécia Antiga muitas referências à Economia. Aristóteles reconheceu 3 funções do dinheiro: meio de troca, medida de valor e estoque de valor. “O Velho Testamento contém muitas idéias econômicas, bem como a poesia de Homero” – Backhouse, 21.
Prof. Claudio Ditticio
3
1
Breve história da Economia
Problemas econômicos desempenharam um importante papel no processo de queda do Império Romano. Inflação nos anos 200 e 300. Idéias econômicas existiam entre os judeus, cristãos antigos e muçulmanos. Justiça e moralidade do comércio predominavam nas discussões até o século XVI, quando surgiram uma economia de mercado e uma mentalidade comercial.
Prof. Claudio Ditticio
4
Breve história da Economia
O desenvolvimento da economia ocorreu a partir da Teologia, Filosofia Moral, Administração e Direito. Entre os responsáveis pelo desenvolvimento de idéias econômicas estavam teólogos, advogados, filósofos, empresários e funcionários públicos. Há um certo consenso de que o início sistematizado da teoria econômica deu-se em 1776, com a publicação de A Riqueza das Nações, de Adam Smith.
Prof. Claudio Ditticio
5
Por que estudar economia?
“ O motivo de...estudar economia é na verdade um só: essa ciência conta com uma lógica que permite [o tratamento] de problemas complexos, às vezes de grande importância para a sociedade. Os economistas se preocupam em saber porque o mundo é como é. Analisam as decisões tomadas pelas pessoas e