trabalho
Formas de excreção do nitrogênio ao longo da filogenia
Ao longo da evolução filogenética encontramos 3 formas de excreção do nitrogênio produzido pelo metabolismo.
Peixes e larvas de anfíbios (como girinos) secretam o nitrogênio em forma de amônia. Esses organismos são chamados de Amoniotélicos.
Os mamíferos e peixes cartilaginosos (como tubarões e arraias) secretam o nitrogênio na forma de uréia. Por isso sã classificados como Ureotélicos.
Aves e répteis eliminam o excesso de nitrogênio na forma de ácido úrico e são classificados como Uricotélicos.
Note que as três formas de excreção são moléculas ricas em nitrogênio.
Transaminações
Podemos considerar as transaminações como o primeiro passo na degradação dos aminoácidos. Nesse processo, como o próprio nome indica há uma transferência de grupamento amina. As transaminações são catalizadas pelas enzimas aminotransferases,e consiste na retirada dos grupamentos amino de todos os aminoácidos, produzindo os afa-cetoácidos correspondentes. Os grupamentos amino são transferidos para o alfa-cetoglutarato, que é convertido em glutamato.
As amino transferases são enzimas que contém um grupamento de piridoxal fosfato (a forma ativa da vitamina B6) desempenhando um papel catalítico no seu centro ativo.
Esse processo concentra os grupamentos amino no aminoácido glutamato, que é o unico que pode ser de-aminado na etapa seguinte: a deaminação oxidativa.
Como o Piridoxal Fosfato Participa da Reação nas Aminotranferases
O piridoxal fosfato é a forma ativa da Vitamina B (piridoxina) essa molécula tem um grupamento aldeídocapaz de se ligar ao nitorgênio da amina retirando esse grupamento do aminoácido doador e em seguida doa esse grupamento amino para o alfa-cetoglutarato, formando glutamato.
Desaminação oxidativa
A desaminação oxidativa é a etapa em que o nitrogênio é retirado do glutamato, pela enzima Glutamato desidrogenase, gerando uma molécula