trabalho
Segundo o autor Chiavenato (2008) benefícios são certas regalias e vantagens concedidas pelas organizações, a titulo de pagamento adicional dos salários a totalidade ou a parte de seus funcionários. Constituem geralmente um pacote de benefícios e serviços
Considerando que a maior parte da população passa muito tempo em seu local de trabalho do que em casa é necessário fazer da empresa um ambiente agradável e prazeroso, com liderança inspiradora, transparência, reconhecimento, proximidade e ouvir são peças chaves para que o colaborador sinta-se à vontade e queira voltar para a empresa no dia seguinte, e assim como um ambiente agradável, pacotes de benefícios são essenciais para retenção de talentos, lembrando que é importante saber qual é a necessidade dos funcionários e quais benefícios melhor se encaixa a essas necessidades.
Com isto os funcionários ficam motivados dentro da empresa, benefícios econômico, tem que ser econômicos e barato e de qualidade, com isto reduz a rotatividade de pessoas e evita a entrada e saída das pessoas dentro da organização. Reduzir o absenteísmo e reduz as fadigas físicas e psicológicas das pessoas e melhoram a qualidade de vida das pessoas com isto os funcionários mais motivados. Os benefícios podem ser classificados em legais ou espontâneos, isto e conforme a sua exigibilidade legal. Os benefícios legais são os exigido por lei e pela legislação trabalhista de previdenciária ou pela convenção coletiva entre os sindicatos das empresas.
Os planos de serviços de benefícios foram inicialmente orientados para reter talentos e baixar a rotatividade de pessoal, hoje em dia além de preservar as condições físicas dos colaboradores, são os principais pontos desse objetivo além do aspecto competitivo que há no mercado de trabalho, com isso citamos benefícios tais como:
Planos de benéficos flexíveis: são ótimas ferramentas de retenção e atração de talentos, estratégias como essa proporcionam maior