trabalho
Terceira Civilização - Edição 536 - 19/04/2013 - Pág.46 - Estudo
Terceira Civilização - Estudo
[14] Um Pai Abraça a Fé
Explanação do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda
União harmoniosa e revolução humana são a chave para a vitória em nossos esforços pelo Kossen-rufu
Trechos da carta
Um Pai Abraça a Fé
Como não tive notícias suas [Munenaga Ikegami] por um longo tempo, estava muito ansioso.
Nada poderia ser mais maravilhoso que este assunto sobre Tayu-no Sakan [seu irmão mais velho, Munenaka Ikegami] e você. Isso é realmente extraordinário!
Lemos nos sutras que comumente, quando a época entra em declínio, sábios e veneráveis, todos, se isolam do mundo, e somente caluniadores, bajuladores, traidores sorridentes e aqueles de princípios desonestos proliferam na terra. Por exemplo, quando o nível da água abaixa, o lago fica perturbado, e quando o vento sopra, o mar nunca fica calmo. Também lemos que, quando se inicia os Últimos Dias da Lei, e quando secas, epidemias e grandes tempestades e vendavais ocorrem em sucessão, até mesmo aquele de coração grandioso se torna tacanho, e mesmo aqueles que buscam o caminho adotam visões errôneas. Os sutras dizem que, consequentemente, pai e mãe, marido e mulher e irmão mais velho e mais novo entrarão em conflito uns com os outros, como caçador e cervo, gato e rato ou falcão e faisão — isso para não mencionar nada sobre as relações entre estranhos.
Sacerdotes possuídos pelo demônio celestial, como Ryokan e outros, enganaram seu pai,
Saemon-no Tayu [Yasumitsu Ikegami] e tentaram destruir você e seu irmão, mas vocês, possuidores de um sábio coração, ouviram as advertências de Nitiren. Portanto, assim como duas rodas sustentam uma carroça ou duas pernas sustentam uma pessoa, duas asas permitem que um pássaro voe ou o Sol e a Lua ajudam todos os seres vivos, os esforços dos irmãos conduziram seu pai a abraçar a fé no Sutra de Lótus. É unicamente por sua causa, Hyoe-no
Sakan