Trabalho
Os estoques são elementos reguladores no contexto da cadeia de valor. O intuito de técnicas e sistemas é de reduzir os estoques.
A verdade é que os estoques desempenham papel importante e possuem funções relacionadas às demandas de mercado, às características do produto e sua movimentação e à interferência da situação econômica.
A manutenção dos níveis de estoques seja ela de materiais ou componentes, produtos acabados prontos para uso ou consumo, podem levar a organização a tornar-se cada vez mais competitiva.
Demanda Independente
Determinada pelas condições de mercado, a demanda pelo consumidor ou cliente.a independente não é afetada pelas necessidades de produção, é gerada diretamente. Seus estoques incluem:
Comércio em geral, indústrias de serviços, bens de consumo e peças de substituição e manutenção e peças de reposição em organizações produtivas.
Demanda Dependente
Determinada pelas decisões de produção e está vinculada a uma demanda independente.
Um exemplo é o pneu de um carro de automóvel numa montadora de veículos, quando produzido como item de reposição para o mercado, ele se torna uma demanda independente.
Custos de Estoques
Para as organizações que utilizam altos volumes de estoque seria conveniente aplicar métodos mais analíticos que suportem as tomadas de decisão, a s
Custos de Aquisição
Estão relacionados aos “custos de pedir e obter”o material e se dividem em custos fixos e variáveis, os principais custos de aquisição:
Administrativos, inspeções, movimentações diversas e descontos, eventualmente na compra de volumes altos.
Custos de manutenção de estoques
Associados à existência do estoque desde o momento de sua aquisição até o seu consumo, os principais são:
Custo de espaço para armazenagem – Corresponde ao custo do espaço físico necessário para armazenar o material, que pode ser alugado ou próprio.
Custo de capital – Relacionado ao custo do dinheiro empatado no estoque, bastante subjetivo