trabalho
ENGENHARIA MECÂNICA
CLEBER DE MENEZES DIAS – RA 3202498732
TRABALHO DE PROCESSO DE FABRICAÇÃOabalho realizao para avaal da disciplina de Fisica II da segu Mecânica e de
Producao.
DOCENTE Prof.
RIBEIRÃO PRETO - SP
2014
GEOMETRIAS DAS FERRAMENTAS DE CORTE A geometria da ferramenta de corte exerce influência, juntamente com outros fatores, a usinagem dos metais e a parte de corte de uma ferramenta são formadas pelas superfícies de saída, principal e secundária de folga. É necessário, portanto, definir a ferramenta através dos ângulos da “cunha” para cortar o material e a cunha de corte é formado pelas superfícies de saída e principal de folga da parte de corte.
O ângulo de cunha é dimensionado de acordo com a resistência que o material usinado oferece ao corte. Essa resistência será tanto maior quando maior for à dureza e a tenacidade do material.
A parte de corte de uma ferramenta é formada pelas superfícies de saída, principal e secundaria de folga.
Detalhe da cunha de corte e da peça usinada
MOVIMENTOS E RELAÇOES GEOMÉTRICAS
Na fabricação de um determinado componente através de processos de usinagem, a forma final do mesmo será obtida tanto através da forma da ferramenta como também dos movimentos relativos entre a ferramenta e a peça. A definição dos movimentos e grandezas envolvidas no processo é apresentada na norma ABNT NB-204 (NBR 6162), que para a definição das mesmas considera a peça parada e a ferramenta em movimento. Os movimentos que geram a forma na peça são os movimentos de corte e avanço, e quando, por exemplo, o movimento de avanço é resultante de componentes, os movimentos componentes recebem um índice indicativo do eixo correspondente da máquina ferramenta
ÂNGULOS MEDIDOS NO PLANO DE REFERÊNCIA (Pr)
Ângulo de posição (χ):
Ângulo entre o plano de corte (Ps) e o plano de trabalho (Pf). O ângulo de posição possui as seguintes funções e