Indicadores Sócio-Econômicos na Gestão Pública
DISCIPLINA: 7- Indicadores Sócio-Econômicos na Gestão Pública
AD1 - Unidade I - Conceitos básicos sobre indicadores sociais
Unidade II - Principais pesquisas e fontes de dados e indicadores
A tabela abaixo tem como objetivo analisar a evolução dos indicadores para o estado do Espirito Santos, nos anos de 2007 a 2009.
Fonte: http://tabnet.datasus.gov.br
De modo geral, os indicadores do estado do Espirito Santo, no período em questão, apresentam dados gradativamente positivos em todos os aspetos.
Quanto ao aspecto social, percebemos que a taxa de mortalidade infantil mantém tendência contínua de queda. Passou de 14,7 óbitos por cada mil bebês nascidos vivos para 12,9 mortes, em 2009. O declínio da mortalidade infantil pode ser alcançado com o aumento da cobertura vacinal da população, aumento da cobertura do pré-natal, ampliação dos serviços de saúde, aumento do grau de escolaridade das mães e das taxas de aleitamento materno. E o resultado positivo também é demonstrado pelo aumento da expectativa de vida que passou de 74,5 anos em 2007 para 75,5 anos em 2009, de acordo com dados, que são usadas pelo Ministério da Previdência para calcular aposentadorias.
O estado reduziu também a proporção da população sem acesso aos serviços de coleta de lixo e saneamento básico, e esses resultados viabilizam os objetivos governamentais que visam garantir a sustentabilidade ambiental.
Podemos inferir também que a região encontra-se com setor produtivo em evolução, uma vez que, a atividade econômica e o nível de riqueza, demonstrados pelos indicadores, Produto Interno Bruto (PIB) per capita e Renda média domiciliar per capita apresentam aumento. Ou seja, se a região está produzindo mais significa que está consumindo, investindo e vendendo mais.