Trabalho
Módulo 3 – Análise das Demonstrações Financeiras
1. Importância da Análise
As demonstrações financeiras representam um canal de comunicação entre a empresa e seus agentes externos, representados por Fornecedores, Clientes, Acionistas e o público em geral. Desta forma através do Balanço Patrimonial, do Demonstrativo de Resultados e a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos, podemos analisar e avaliar a situação econômica e financeira de uma empresa. Essa análise porém não pode ser efetuada apenas pela leitura dos dados apresentados nos demonstrativos, os quais apresentam reduzido poder de explicação. É necessário, portanto a aplicação de um instrumental técnico de análise que transforma dados brutos em informações adequadas à formulação de julgamentos corretos, que devem orientar diferentes processos decisórios. Além de se destinarem exclusivamente às diversas categorias de agentes externos, que mantém ou pretendem manter algum tipo de relacionamento com a empresa, as demonstrações financeiras podem e devem ser utilizadas intensamente para fins gerenciais, pelos próprios administradores da empresa, aqui considerados como agentes internos.
2. Enfoques e Objetivos
Conforme os tipos de agentes ( externos ou internos ), a análise dos dados apresentados pelas demonstrações financeiras terá objetivos distintos, os quais determinarão a profundidade e o enfoque da análise. De qualquer forma, independente dos objetivos da análise, sempre será de grande interesse a observação da saúde financeira da empresa, representada pela sua liquidez e rentabilidade.
1. Administradores da Empresa
Os administradores da empresa encontram-se em uma posição privilegiada em relação aos agentes externos, pois eles possuem acesso a um grande volume de informações internas da empresa, que nem sempre se encontram disponíveis e destacados nas demonstrações financeiras. Além disso, a