Globalização e blocos economicos
A globalização é um fenômeno que tende a aproximar a cultura, costumes sociais, políticos e econômicos de todos os países do mundo. O efeito é causado pelos sucessivos avanços da tecnologia, principalmente na área de comunicação e transportes, que proporcionam uma integração maior entre as diversas regiões do mundo. A globalização também é fruto do capitalismo e tende deixar o mundo cada vez mais homogêneo.
A globalização é o maior “trunfo” do capitalismo. Foi uma maneira de fazer com que os países desenvolvidos continuassem produzindo e tendo mercado para essas mercadorias. Caso não houvesse essa proximidade com outros mercados, essa produção não acharia destino, visto que logo o mercado interno do país estaria abastado.
O fenômeno da globalização fez com que notícias que aconteciam em lugares distintos possam ser noticiados a todo mundo, em tempo quase que real, fruto do avanço no campo das comunicações. Fez com que as pessoas pudessem chegar a lugares que, antes desses avanços nos meios de transporte, só seriam alcançados com muito tempo de viagem e muito investimento para custear a viagem.
Se antes as cartas eram o meio mais rápido de transmitir notícias, a internet, o rádio e televisão a transmitem-nas com velocidade e riqueza de detalhes incrivelmente maiores. Se antes as embarcações eram o único modo de se chegar ao um outro continente, mesmo levando meses para chegar, os aviões possibilitaram que essa viagens não durassem mais que um dia. É o chamado efeito “Aldeia Global”.
A globalização tem várias datas apontadas do seu início, mas seu provável começo foi na era dos descobrimentos, em que as embarcações das potências da época descobriam, levavam e traziam mercadorias e também notícias de lugares distantes. No entanto, a época em que houve um grande salto muito importante para os resultados da globalização atual, foi a partir da Revolução Industrial. Outros eventos importantes para a globalização foram: a Revolução