Blocos Econômicos e Globalização
Primeiro vamos entender o que é globalização; Segundo o Dicionário Aurélio, globalização é um ato de globalizar, que por sua vez é reunir num todo; apresentar de modo global (elementos dispersos); totalizar.
Podemos dizer que globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
Blocos Econômicos e Globalização
Dentro deste processo econômico, muitos países se juntaram e formaram blocos econômicos, cujo objetivo principal é aumentar as relações comerciais entre os membros. Neste contexto, surgiram a UNIÃO EUROPÉIA, MERCOSUL, COMECOM, NAFTA, ALCA, PACTO ALDINO, ASEA, SADC, MCCA, ALIANÇA DO PACÍFICO, BENELUX, APEC e etc. Estes blocos se fortalecem cada vez mais e já se relacionam entre si. Desta forma, cada país, ao fazer parte de um bloco econômico, consegue mais força nas relações comerciais internacionais.
Quando se está enviando capitais para outro país ou recebendo-os, nota-se um processo de conjugação de esforços para algo, este processo nada mais é do que globalizar o planeta e torna-lo apenas um.
Integração
A Integração é um processo de união de países, basicamente com propósitos econômicos, visando o desenvolvimento dos Países-Membros participantes, mediante os mais diversos acordos, de maneira que facilite o comércio, o transito de pessoas, capitais, etc.
Principais Blocos Econômicos e Acordos no Mundo
Há muitos blocos formados no mundo, podendo se constituir de apenas dois ou mais países, cujos desenvolvimentos individuais podem estar em patamares semelhantes ou diferentes, e novos estão continuamente sendo discutidos, a fim de