Globalização e o blocos econômicos
Caraguatatuba
2013
Mariane Martins N° 12
Caraguatatuba
2013
Sumário
Introdução ................................................................................. 4
Globalização e os Blocos Economicos ............................... 5 - 19
Globalização – 5 a 6
Blocos Economicos – 7 a 17
Conclusão ................................................................................ 18
Referencias Bibliográficas ...................................................... 19
Introdução
A globalização: é a competitividade, que assume, como medida da economia e até da sociedade, lugar que, no inicio do século XX, era ocupado pelo "progresso" e, no pós-guerra, pelo "desenvolvimento".
Seu objetivo é conseguir produtos competitivos no mercado, as grandes empresas financiam ou promovem a pesquisa, o que faz ter um rápido avanço tecnológico.
Os blocos econômicos: Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.
O comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Economistas falam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial.
Globalização
As sociedades do mundo estão em processo de globalização desde o início da História. Mas o processo histórico a que se denomina Globalização é bem mais recente, na data do colapso do bloco socialista que foi o fim da Guerra Fria (entre