Trabalho
A administração financeira é um campo de estudo teórico e prático que objetiva, essencialmente, assegurar um melhor e mais eficiente processo empresarial de captação e alocação de recursos de capital. A administração financeira envolve-se tanto com a problemática de escassez de recursos, quanto com a realidade operacional e prática de gestão financeira das empresas, assumindo uma definição de maior amplitude.
Em suma, a administração financeira tem demonstrado ao longo do tempo notável evolução conceitual e pratica. De uma posição inicial menos ambiciosa, em que se distinguia um posicionamento mais descritivo dos fenômenos financeiros, a área financeira tem apresentado no mundo contemporâneo uma postura mais questionadora e reveladora em relação ao comportamento do mercado em geral e ao processo de tomada de decisões empresarias. Esse posicionamento tem contribuído bastante para o fornecimento de explicações mais lógicas e completas dos vários fenômenos financeiros, tornando mais evidente sua compreensão e ampliando sobremaneira sua esfera de atuação e importância.
Dentro do ambiente empresarial, a administração financeira volta-se basicamente para as seguintes funções:
a) planejamento financeiro, o qual procura evidenciar as necessidades de expansão da empresa, assim como identificar eventuais desajustes futuros.
b) controle financeiro, o qual de dedica a acompanhar e avaliar todo o desempenho financeiro da empresa. Analises de desvios que venham a ocorrer entre os resultados previstos e realizados, assim como propostas de medidas corretivas necessárias , são algumas das funções básicas da controladoria financeira;
c) administração de ativos , que deve perseguir a melhor estrutura, em termos de risco e retorno, dos investimentos empresariais , e proceder a um gerenciamento eficiente de seus valores.
d) administração de passivos, que se volta para a aquisição de fundos (financiamento) e o gerenciamento de sua