Trabalho
Uma estação elevatória, por vezes chamada estação de bombagem, é usada quando as águas residuais têm que ser deslocadas de um nível baixo para um mais elevado, para que possam fluir pela tubagem do sistema de rede de esgotos ou quando a topografia não permite a ação da gravidade.
Estações elevatórias dentro de uma estação de tratamento de água são unidades providas de bombas hidráulicas e tanques que elevam e aumentam a pressão do liquido em um sistema de captação ou distribuição da água limpa ou residuária (efluentes e esgotos). O efluente deve estar filtrado e peneirado antes de ser elevado. A estação elevatória prepara a água para entrar em tratamento em reatores biológicos, reatores físico-químicos, decantadores, filtros e desinfecção. As Estações Elevatórias, também chamadas Poços de Bombeamento, são utilizadas para a elevação de efluentes provenientes de zonas de drenagem abaixo da cota da rede principal. Estes equipamentos permitem ultrapassar as dificuldades de topografia do terreno, tornando possível a ligação de coletores de drenagem com perfis diferentes a um coletor central. As estações elevatórias normais são compostas por:
Câmara de entrada equipada com gradagem, válvula mural e by-pass.
Câmara de bombeamento com grupos elevatórios em reserva ativa
Caixa de válvulas com seccionadores, válvulas anti-retorno e evacuação coletor.
Quadro eléctrico de comando.
Estas instalações podem gerar odores por gás sulfídrico (H2S) e devem ter duplo jogo de bombas para o caso de falha mecânica. O equipamento típico é formado de bombas, válvulas, peneiras, controle de alarme e tanque, que é a própria estação elevatória. O tempo de detenção hidráulica deve ser de 10 a 30 minutos e a capacidade de bombeamento igual à de maior vazão de água produzida.
Estação Elevatória Móvel
A Estação Elevatória necessita de tratamento preliminar para remoção de sólidos grosseiros (fossa séptica, separador de água-óleo, etc..) e o motor fica ligado.
Usos