trabalho
Os cuidados com o nosso Meio Ambiente está cada vez mais inserido nas mais diversas atividades executadas atualmente. Vejamos algumas vantagens ocorridas nas atividades de construção civil após a prática de reciclagem de entulhos que anteriormente eram descartados muitas vezes de forma incorretas, quais seus impactos e se é realmente viável sua reciclagem e reuso na construção posteriormente. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL
A construção civil tem papel relevante em termos econômicos e sociais para o país, pois é grande geradora de postos de trabalho e riqueza. É um dos setores que mais cresceu, nos últimos anos. Sob ponto de vista ambiental, no entanto, é um dos setores que mais gera resíduos. Infelizmente na maioria das vezes esses entulhos são indevidamente descartados.
Ainda se vê muito no Brasil, o entulho ser retirado da obra e disposto clandestinamente em locais como terrenos baldios, rios, ruas ou em outros locais impróprios, sendo que destes materiais a grande maioria podem ser reciclados e voltar a ser utilizado na construção civil evitando desperdícios e deixando de agredir o meio ambiente.
Nos últimos anos, a conscientização sobre a importância da gestão de resíduos da construção civil tem crescido e as soluções começam a surgir na forma de empreendimentos de reciclagem, que reaproveitam tais materiais, reintroduzindo-os em novos ciclos produtivos para fabricar novos produtos.
Além de reduzir a pressão sobre os recursos naturais (rochas, cascalhos, areia, etc), a reciclagem de resíduos da construção civil é portadora de vantagens sociais, econômicas e ambientais. Para as prefeituras, significa menos despesas e área nos aterros para receber esses entulhos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305) veio para estimular esta forma de pensamento.
Por definição, o entulho é definido como o resíduo produzido por meio das atividades de reformas ou de construções civis, ao passo que ao entulho também é dado o nome de resíduo