TQC E TPM
Quebras constantes de equipamentos, por exemplo, pode ser um sinal de gestão de manutenção defeituosa. O profissional responsável pelo setor de manutenção deve conhecer profundamente o ramo de negócio da empresa, assim como o funcionamento de todo e qualquer equipamento que esteja sob sua tutela. Isso porque, ele precisa não só inspecionar a equipe que realiza as vistorias, assim como o funcionamento em caso de conserto e manutenção. Mas para que esta gestão seja realmente eficaz, o foco precisa ser realmente na manutenção, tanto na manutenção preventiva como na manutenção da operacionabilidade da empresa.
Para a base disto é utilizado o TPM e TQC. São dois conceitos criados, estruturados entre 1950 e 1970, que nos dias de hoje estão em todos os processos para gestão da manutenção da maioria das empresas conceituadas no país.
O Total Productive Maintenance (TPM) é um sistema desenvolvido no Japão a fim de eliminar perdas, reduzir paradas, garantir a qualidade e diminuir custos nas empresas com processos contínuos. Este conceito é sustentabilizado pelas melhorias dirigidas, no qual são melhorias voltadas a intervenção do processo produtivo, com o intuito de melhorar a efetividade da instalação, cuida de incorporar e desenvolver um processo de melhoria contínua, com visão de eliminar as grandes perdas ocasionadas no processo produtivo. Para que isto seja consolidado, é necessário utilizar ferramentas de análise, que são ferramentas que auxiliam a eliminar os problemas dos alicerces.
Este conceito é mais utilizado quando há uma perda muito grande por problemas relacionados ao equipamento, quando há uma forte competitividade, pois uma redução de custo em 10% equivale aproximadamente ao dobro do aumento da