trabalho
O termo Pedreiro significa o que lida com pedra.
Observe a afinidade direta entre o nome (Pedro) e o sobrenome (Pedreiro) do personagem, estabelecida pelo morfema “pedr” que nos remete à pedra, ao que é fixo, sólido e imóvel.
E o termo Penseiro (neologismo) foi invenção do Chico, e remete ao migrante nordestino que pensa sobre sua vida (“penseiro”), enquanto espera o trem para ir ao trabalho.
O poema (e canção) Pedro Pedreiro parece ter sido um reflexo da “Espera” do autor por dias melhores para os necessitados.
Chico transplantou para o Pedro a sua agonia pela infrutífera "Espera" e resolveu sair do Sonho, ou do Virtual adolescente, para cair na Realidade Adulta e denunciar a todas as desilusões decorrentes.
A repetição presente na construção da canção é um recurso importantíssimo utilizado pelo compositor para nos dar a sensação da espera angustiada de “Pedro”. E também reforça a idéia inicial da imobilidade e fixidez da personagem que espera e não tem nenhuma possibilidade de alcançar a sua melhoria de vida:
Pedro pedreiro espera o carnaval
E a sorte grande do bilhete pela federal
Todo mês
Esperando, esperando, esperando
Pedro pedreiro vive o drama das pessoas pobres do Brasil, onde os trabalhadores só vêem a possibilidade de melhora de vida através do carnaval, rito que se caracteriza pela inversão dos papéis sociais, possibilitando assim, a troca dos papéis hierárquicos existentes na sociedade. No carnaval, o pobre pode se fantasiar do que quiser: de rei, nobre, etc., sofrendo uma catarse proporcionada por um momento de liberdade e utopia que é característico desse rito. Além do carnaval, Pedro pedreiro espera como a maioria das pessoas pobres, ganhar na loteria para sair de sua condição de miséria. Pedro pedreiro representa a condição da vida trabalhadora do povo brasileiro.
Essa composição foi fundamental ao estilo adotado por Chico na denúncia das diferenças sociais, entre a classe à qual o Francisco