terapia ocupacional TDA
A terapia ocupacional na Estratégia de Saúde da
Família – evidências de um estudo de caso no município de São Paulo
The occupational therapy in the Health Family
Strategy – evidence of a case study in the
São Paulo city
Tatiana de Andrade Jardim1, Vanessa Cristina Afonso2,
Isiélen Cardoso Pires3
JARDIM, T. A. de; AFONSO, V. C.; PIRES, I. C. A terapia ocupacional na Estratégia de Saúde da Família – evidências de um estudo de caso no município de São Paulo. Rev. Ter. Ocup. Univ.
São Paulo, v. 19, n. 3, p. 167-175, set./dez. 2008.
RESUMO: Destaca-se a atuação do terapeuta ocupacional junto ao Programa de Saúde da Família através das Equipes de Referência. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e corte transversal, através da aplicação de questionários com terapeutas ocupacionais do município de São Paulo, visando conhecer a realidade desse trabalho, suas características e confluência com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, assim, promover o conhecimento e expansão desse serviço para a região noroeste do estado de São Paulo. Concluiu-se que o trabalho desenvolvido pelos profissionais condiz com os princípios e diretrizes da atenção básica no SUS, sua ação diretamente na comunidade proporciona busca ativa, identificação das necessidades dos locais de ação, ações de prevenção, promoção e reabilitação na própria comunidade, integrando serviço de saúde, equipe multiprofissional, comunidade e novos serviços de parcerias. Em contraponto, a estrutura do trabalho junto ao PSF apresenta alguns aspectos deficitários: falta de recursos humanos frente à demanda da comunidade e escassez de recursos materiais.
DESCRITORES: Terapia ocupacional. Saúde da família. Estratégias. Área de atuação profissional.
Terapeuta ocupacional. Mestre em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da USP. Colaboradora do Laboratório de