Trabalho
A Responsabilidade Social cada vez mais está integrada à vida das empresas e da comunidade, o consumidor está atento, passou a avaliar a origem de produtos e serviços. Somando-se a isto, as tecnologias da informação, em especial as redes sociais, permitem acompanhamento ea divulgação de informações e práticas em tempo real, evidenciando a coerência (ou não) entre os discursos e as ações das empresas.O ‘não fazer’ (omissões), não causar danos ou prejuízos, já não são suficientes. Fornecedores, clientes, consumidores, comunidades e a opinião pública, de uma forma geral, tem acesso a informações, comparam, avaliam e fazem suas opções.
Enfim, a Responsabilidade Social está deixando de ser diferencial competitivo, tornando-se pré-requisito para as empresas que buscam se desenvolver, atrair/fidelizar colaboradores e cliente, ese manter no mercado.
Esta mudança de comportamento e as novas exigências são percebidas pelas empresas em tempos e proporções distintas, de acordo com a característica dos negócios.Há alguns anos, as empresas poderiam ter a percepção ou crença que ‘o mundo’girava ao seu redor e seus interlocutores eram os governos, colaboradores, clientes e fornecedores e, muitas vezes, sendo estes, seus dependentes, pois se entendia como geradora de oportunidade e desenvolvimento.
Com o tempo, as relações na Sociedade tornaram-se mais complexa e foram agravadas pelas as crises econômicas, sociais e as mudanças climáticas,repercutindo nas relações das empresas com o meio onde estão inseridas, passando a prevalecera interdependência e a necessidade de considerar as múltiplas possibilidades de afetar e ser afetada pelo contexto onde atuam, sendo as partes interessadas as mais próximas, devido às relações diretas com o negócio.
Este cenário composto por território, instituições e vínculos (relações necessárias e/ou possíveis) é a base, origem e espaço para o desenvolvimento sustentável4 das comunidades acontecer.
3 Cadernos de Excelência