Trabalho
De
Educação
Física
Nome: Amanda Moraes nº04
Série: 3ºB
A Importância dos Valores Éticos e Cidadania nos Jogos esportivos.
Para se falar de uma Ética Esportiva atual é necessário passar pela própria evolução do esporte moderno, mostrando a construção da ética esportiva ocorrida ainda na segunda metade do século XIX e chegar à percepção de que o Esporte é um direito de todos, o que remete a um conceito ampliado do fenômeno sociocultural esportivo. No decorrer da história da humanidade surgiram diversos entendimentos de cidadania em diferentes momentos. No Brasil ainda há muito que fazer em relação à questão da cidadania, apesar das extraordinárias conquistas dos direitos após o fim do regime militar. Mesmo assim, a cidadania está distante de muitos brasileiros.
Os sociólogos colocam a ética como um atributo indispensável à prática das atividades esportivas de forma limpa, honesta e bonita. Naturalmente que não chegamos a tanto, porém, dentro de uma ordem normal, a falta de ética na pratica esportiva representa um passo em direção ao delito, ou seja, a ocorrência da transgressão. Não faltam discussões a respeito da ética no esporte, pelo menos no mundo das torcidas e da mídia. Podemos acompanhar diariamente, nos comentários pelas ruas ou pelos jornais, falados e televisionados assuntos pertinentes à moral e à ética nos esportes. Esses esportes praticados sem os postulados da ética mais se parece com as manifestações "esportivas".
A gentileza do atleta numa competição de esporte coletivo, como o futebol, o basquetebol, o handebol, ao estender a mão para auxiliar um adversário a se levantar, o cumprimento do vencedor ao vencido e vice-versa situam-se como exemplos significativos da ética esportiva. Entretanto, a correção, a lealdade e a elegância