Quimica - metodos de separação
Esse processo consiste no aquecimento de uma mistura de mais de dois líquidos que possuem pontos de ebulição diferentes. Assim, a solução é aquecida e separa-se inicialmente o líquido com menor ponto de ebulição e, em seguida, o líquido com o ponto de ebulição maior. Ex: água e álcool. Destilação simples
Separa um sólido e um líquido de uma mistura homogênea. Ela consiste em separar o líquido em forma de vapor e esse vapor depois é condensado através de um aparelho chamado condensador. Ex: sal e água.
Centrifugação
É um processo de separação de misturas utilizado para acelerar a decantação ou sedimentação, onde o corpo mais denso da mistura sólido-líquida deposita-se no fundo do recipiente devido à ação da gravidade. Ex: separa proteínas e ácidos nucleicos (DNA, RNA) das soluções e até mesmo para separar frações do sangue.
Filtração
Processo mecânico que serve para separar mistura sólida dispersa com um líquido ou gás. Utiliza-se uma superfície porosa (filtro) para reter o sólido e deixar passar o líquido. O filtro usado é um papel-filtro. Exemplo: água + areia
Filtração a vaco
Qualquer caso usado na separação por filtração Simples pode ser também feito por filtração a vácuo. O segundo caso, devido ao vácuo, é mais rápido, essa é a diferença mais importante.
Imantação
A imantação é um dos métodos de separação de misturas, quando usa-se um imã pra separar um material que é atraído pelo imã de outro que não o é atraído.
Por exemplo, limalha de ferro de serragem. A limalha é atraída pelo imã, deixando a serragem, que não é atraída pelo imã, fazendo assim, a separação das duas substâncias.