metodos de separaçao(quimica)
Os materiais naturais são geralmente misturas de diversos componentes. É quase impossível encontrar substâncias livres de impurezas na Natureza. Separar os componentes de uma mistura, eliminar as impurezas que acompanham uma substância, são operações essenciais em Química.
As técnicas usadas para separar os componentes das misturas são diversas e dependem não só das diferenças de propriedades dos constituintes, mas também do estado físico em que se encontram as misturas. Apresentam-se a seguir algumas técnicas comuns, baseadas nas propriedades físicas dos componentes.
Separação magnética (misturas heterogéneas)
Trata-se de um método de separação utilizado quando um dos componentes tem propriedades magnéticas, ou seja, se for atraído por um íman.
Ex: areia e limalha de ferro; enxofre e limalha de ferro; pregos de aço e de ferro.
Peneiração (misturas heterogéneas)
Trata-se de um processo que permite separar misturas sólidas onde um dos componentes apresenta “grãos” com diâmetros diferentes. Utilizam-se as peneiras.
Ex: Separar farelo da farinha; separar areia de cascalho.
Separação por sublimação (misturas heterogéneas)
A sublimação é a passagem direta de sólido a gás que sofrem algumas substâncias como o iodo, em determinadas condições de pressão e temperatura. A sublimação pode-se aplicar às soluções sólidas e às misturas, sempre que uma das substâncias possa sofrer este fenómeno. Basta aquecer a mistura ou a solução à temperatura adequada e recolher os vapores que, quando arrefecem, se vêem submetidos a uma sublimação regressiva, ou seja, passam diretamente de gás a sólido.
Utiliza-se quando um dos componentes da mistura sublima facilmente, ou seja, é muito volátil - ex.: iodo, naftalina...
Decantação (misturas heterogéneas)
Trata-se da separação de dois líquidos ou de um líquido e de um sólido, aproveitando a sua diferença de densidade. Para separar um líquido de um