Relatório Curva de Titulação
A curva de titulação,também chamada curva de neutralização,corresponde a um gráfico com valores de pH e do ácido neutralizado,também pode-se usar o número de milímetros da base adicionada.É importante a construção de curva para conhecer o comportamento dos elementos envolvidos,por exemplo,se o titulado for um ácido e o titulante uma base,ambos de pH baixo e alto respectivamente,durante a titulação nas primeiras etapas o pH tende a aumentar gradativamente,quando chega ao ponto de equilíbrio (ponto estequiométrico) o pH sofre uma mudança brusca e depois volta a subir lentamente.Se pelo contrário,o titulado for uma base e o titulante um ácido,haverá uma diminuição do pH. Para construir a curva de titulação é necessário realizar cálculos com valores de pH para cada nova adição de titulante.É de suma importância compreender os estágios da tiulação. Neste trabalho,será relatada a curva de titulação ácido forte/base forte e ácido fraco/base forte.
2. Objetivo Encontrar o pH da solução resultante durante a titulação de ácido forte/base forte e ácido fraco/base forte, das substâncias Ácido clorídrico (HCL), Ácido acético (CH3COOH), e solução de NaoH o,1 mol/L padronizada, e através destes, representá-lo em uma curva de titulação.
3. Materiais e Reagentes
Suporte universal e garras
Solução de Ácido Clorídrico 0,1 mol/L
Bureta de 25 mL
Solução de Ácido Acético 0,1 mol/L (Ka = 1,8 x 10-5)
Erlenmeyer de 125 mL
Solução de NaOH 0,1 mol/L padronizada
Béquer de 50 ou 100mL
Solução de Fenolftaleína
Medidor de pH
4. Procedimento Experimental
Primeiramente, foi pipetado 10 mL de solução de HCl 0,1 mol/L e transferido para um erlenmeyer de 125 mL. Logo após adicionou-se 2 gotas de fenolftaleína e mediu-se o pH da solução inicial. Realizou-se o ambiente na bureta com a solução de NaOH 0,1 mol/L. E em