Trabalho
Originária do Avivamento de Chicago de 19079 , a Congregação Cristã no Brasil iniciou-se sem denominação em 1910 nas cidades de Santo António da Platina no Paraná e São Paulo, capital fruto da pregação do missionário ítalo-americano Louis Francescon.
Antecedentes
Em fins do século XIX, segundo relato de próprio punho, Louis Francescon, na época um ancião na Igreja Presbiteriana Valdese em Chicago, chegou à convicção10 quanto ao batismo por imersão voluntário. Vindo a submeter-se a esse batismo uma década depois, Francescon e alguns aderentes romperam filiação presbiteriano-valdense e formaram uma pequena congregação independente que mais tarde seria chamada de "Assemblea Christiana".11
Pouco tempo depois Francescon tornou-se Pentecostal quando entrou em contato com a Missão Pentecostal liderada pelo pastor William Durham12 Em 1907 na cidade de Chicago, na 943 West North Avenue13 (semelhante à Rua Azuza em Los Angeles14 , Califórnia), havia uma missão que anunciava a promessa do Espírito Santo com evidência de se falar novas línguas15 16 17 . Nessa Missão pastoreada por Durham também experimentaram a charismata do Espírito Santo outros líderes do pentecostalismo como Daniel Berg e Aimeé McPherson, respectivamente fundadores da Assembleias de Deus no Brasil e da Igreja do Evangelho Quadrangular18 . Francescon visitou aquele serviço a convite e teria recebido, conforme suas palavras,10 uma confirmação divina de que aquela obra era de Deus. Prontamente o grupo que o acompanhava uniu-se aquela missão pentecostal, a maioria recebendo o dom de falar línguas diferentes.
Em 15 de setembro de 1907 Francescon e outros pentecostais italianos retornaram à "Assemblea Cristiana" e houve um avivamento nesse dia, que marca o início do movimento pentecostal italiano 19 . Três semanas depois Francescon foi reeleito ancião dessa igreja. Estavam reunidas as doutrinas dos batismos da água e no Espírito.
Início no Brasil
Quando veio ao Brasil em 20 de abril de 1910,