Contabilidade
Patrícia Helena Parrella de Figueiredo Lima 7478704655
TEORIA DA CONTABILIDADE
Professor: Eloy Talamoni Gonlçalves
RIO CLARO, 03 DE OUTUBRO DE 2013.
Os principais objetivos da contabilidade podem ser estabelecidos como o de fornecer informações estruturadas de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade social, aos usuários internos e externos à entidade objeto da Contabilidade.
As informações geradas pela contabilidade devem permitir:
Observar e avaliar comportamento patrimonial.
Comparar resultados obtidos com o de outros períodos.
Confrontar resultados com objetivos propostos.
Permitir por meio da analise dos dados projetar o futuro.
Ou seja, o objetivo da contabilidade é o controle e analise dos fatos que modificam o Patrimônio das Entidades com a consequente, geração de informações que serão utilizadas por determinados usuários internos e externos, em todas as decisões.
A Contabilidade estuda os fenômenos aziendas, indaga e expõe ordenadamente as normas que devem ser seguidas para a sua demonstração, a fim de serem postos em evidência todos os aspectos que podem ser úteis à ação administrativa, de modo que esta possa desenvolver-se segundo as regras consideradas mais eficazes para o conseguimento dos fins para os quais aziendas, constituem e é conduzida. (HERMAN JUNIOR, 1972, p. 50).
Definido de forma simples pode ser caracterizado como a diferença entre Ativo e Exigibilidade (Passivo). Entretanto, esta definição é por demais simplista e pode ser melhor detalhada. Numa grande empresa, por exemplo, os recursos conferidos pelos acionistas, os lucros retidos, as reservas que representam apropriações de livros retidos e as reservas que representam os ajustes de capital podem ser demonstradas separadamente. Tais classificações podem ser relevantes para as necessidades decisórias dos usuários das demonstrações contábeis quando elas