etapa 3
A) Informações sobre o mercado consumidor (quem são os consumidores, quanto
ganham, quanto gastam de sua renda na compra do produto/serviço em questão,
quando compram e como compram).
O mercado consumidor é muito amplo pois abrange os mais variados tipos de empresas, de pequeno a grande porte e também pessoa física. Tendo empresas integradas da região como BSBIOS, AMBEV, Oniz, Grupo Cielo e Postos Buffon.
As empresas visam um baixo custo na contratação, sendo que no mercado atual a rotatividade é um ponto onde as empresas tem grandes despesas, sendo assim um estagiário não tem vinculo com CLT, não gerando multa rescisórias e encargos para a organização. E também preparando profissionais qualificados e treinados para suprir a demanda de mercado. Com os estagiários é feito somente um contrato com período de 6 meses sendo que pode ser recindido a qualquer momento por ambas as partes sem custo algum ou renovado por até dois anos ou enquanto o estagiário tiver estudando na sua área de atuação. Sendo cobrado pelo agente de integração taxas entre 15% a 20% sobre valor da bolsa- auxilio paga.
B) Histórico da evolução do mercado consumidor.
A nova legislação de estágio em vigor no Brasil está em consonância com as exigências do mercado de trabalho, de modo que o estágio não é mais visto como complementação do aprendizado, mas como uma verdadeira preparação para o trabalho.
Ao longo dos anos, a legislação referente ao estágio passou por algumas modificações, buscando a evolução social e, mais especificamente, a evolução da educação brasileira. Revendo as leis sobre estágios e mercado de trabalho encontra-se desde 1942 a discussão sobre o assunto, quando o Decreto-Lei 4.073/1942 denominado Lei Orgânica do Ensino Industrial, disciplinava o estágio como um período de trabalho realizado em algum estabelecimento industrial previamente selecionado pela instituição de ensino. Tendo a história marcada