trabalho
1 INTRODUÇÃO 3
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
3 A EMPRESA: CASA DO ADUBO 17
4 CONCLUSÃO 23 REFERÊNCIAS 24
1 INTRODUÇÃO
O processo de tomada de decisões vem assumindo complexidade e risco cada vez maior no ambiente empresarial brasileiro. As elevadas taxas de juros, carga tributária, o reduzido volume de crédito de longo prazo, as variações inflacionárias, bem como intervenções estatais na economia, que alteram as regras de mercado, exigem capacidade analítica e crítica dos administradores financeiros.
Assim, torna-se primordial que o profissional conheça de forma eficaz o Sistema Financeiro Brasileiro, responsável por promover o desenvolvimento do país de forma equilibrada, por meio da fiscalização e execução das atividades e operações relacionadas ao crédito e circulação de moeda, bem como a transferência de recursos dos agentes econômicos superavitários para os agentes econômicos deficitários.
O administrador financeiro, diante da complexidade do mundo empresarial, precisa de uma visão holística da empresa e de seu relacionamento com o ambiente externo, pois o conhecimento de técnicas e métricas financeiras isoladas se mostra insuficiente, sendo necessária uma abertura para valores e informações estratégicas. Portanto, deve também conhecer sobre o mercado financeiro propriamente dito, bem como sobre o Direito Tributário, que incide nas obrigações fiscais que as pessoas físicas e jurídicas têm com o governo.
Nesse aspecto, sob o âmbito da Administração Financeira, faremos análise de uma empresa na cidade de Montes Claros – MG, a fim de conhecer qual a atuação do Administrador e a posição da empresa diante do mercado, analisando as informações coletadas e identificando possíveis problemas, que serão expostos a seguir.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA De maneira objetiva discorreremos a seguir acerca dos