Trabalho
cimento + água = pasta de cimento
pasta de cimento + agregado miúdo = argamassa
argamassa + agregado graúdo = concreto comum
concreto + armadura passiva = concreto armado
concreto + armadura ativa = concreto protendido
neste caso a armadura (ou a cordoalha) é preliminarmente submetida a esforços de tração visando melhorar o desempenho estrutural da peça.
O concreto protendido é um refinamento do concreto armado, que baseia-se em aplicar tensões prévias de compressão nas regiões da peça que serão tracionadas pela ação do carregamento externo aplicado.
Desse modo, as tensões de tração são diminuídas ou anuladas pelas tensões de compressão pré-aplicadas.
A protensão minimiza as consequências negativas causadas pela baixa resistência à tração que o concreto armado possui, obrigando as peças a resistirem, predominantemente a esforços de compressão.
A próxima figura ilustra os diagramas de tensão num caso simples de aplicação de tensões prévias de compressão numa viga.
Se as tensões de tração, provocadas pelas cargas de trabalho, forem inferiores as tensões prévias de compressão, a seção continuará comprimida, não sofrendo fissuração;
Sob ação de cargas mais elevadas, as tensões de tração ultrapassam as tensões prévias, de modo que o concreto fica tracionado e consequentemente apresenta fissuras, mas retirando-se a carga, a protensão provoca o fechamento destas;
A resistência do concreto utilizado para protensão, é de duas a três vezes maior que a utilizada em concreto armado.
Os aços utilizados nos cabos de protensão tem resistência três a cinco vezes superiores as dos aços usuais do concreto armado;
A economia do concreto protendido baseia-se no fato de que os aumentos percentuais de preço são muito inferiores aos acréscimos de resistência.
Reduz as tensões de tração provocadas pela flexão e