serviço social
CONTEMPORÂNEAS: A DIMENSÃO POLÍTICA DA PROFISSÃO
Evelyn Secco Faquin
Resumo:
O presente trabalho tem como objeto o Serviço Social brasileiro, tendo como objetivo principal elaborar uma reflexão acerca dos determinantes estruturais que incidem sobre o Serviço Social brasileiro e situar sua dimensão política nesse contexto. Para a construção utilizamos como recurso metodológico a revisão de literatura, a partir de um olhar crítico.
Palavras-chaves: Serviço Social; Questão Social; Dimensão Política.
Abstract:
The present work has as its object the Brazilian Social Work, with the main objective of elaborating a reflection on the structural determinants that affect the Brazilian Social and situate its political dimension in this context.
We methodological option as a literature review, from a critical eye.
Keywords: Social Work; Social Issue; Political Dimension.
1. INTRODUÇÃO
O Serviço Social como profissão, tem sua história marcada pelo próprio movimento das forças sociais presentes em nossa sociedade. Sejam essas movimentações relacionadas à categoria, aos usuários ou ao próprio capital.
Tendo em vista que faz parte da classe trabalhadora, tem um projeto profissional que apresenta sua opção por esta, no entanto, no cotidiano de suas ações sofre com as ofensivas do grande capital, na atualidade de recorte neoliberal, já que o projeto da categoria é contrário as prerrogativas impostas pela atual conjuntura.
Dessa maneira, o presente ensaio tem como objetivo elaborar uma reflexão acerca dos determinantes estruturais que incidem sobre o Serviço Social e situar sua dimensão política nesse contexto. 2. SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO E SUAS INFLUÊNCIAS: CONTEXTO, DEBATES E DIMENSÃO
POLÍTICA
Há hegemonia no interior da categoria profissional quando afirmamos que o Serviço Social é um tipo de especialização do trabalho coletivo, no interior da divisão social e técnica do