Nazismo, holocausto e terrorismo islâmico na Argentina
NAZISMO, HOLOCAUSTO E TERRORISMO ISLÂMICO NA
ARGENTINA
Resumo:
Desde o início do século XIX, a Argentina é o maior destino de judeus imigrantes na América Latina, posição adquirida e mantida até os dias atuais. Além de comunidades judaicas, a Argentina parece ser destino primário de diversas personalidades – entre eles líderes soviéticos, militares nazistas de altos cargos e uma grande variedade de etnias e culturas. Somado a isto, uma história de ditaduras e difícil relação com o exército formam um complexo cenário, brevemente observado aqui sob a ótica dos judeus, de sua imigração aos atentados da década de 90.
Palavras-chave:
antissemitismo,
Argentina,
holocausto,
ditadura,
nazismo,
terrorismo.
Abstract:
Since the early nineteenth century, Argentina is the largest destination of
Jewish immigrants in Latin America, a position gained and maintained to the present days. Apart from Jewish communities, Argentina seems to be the primary target of destination of several personalities - among them Soviet leaders, senior Nazi military positions and a wide variety of ethnicities and cultures. Added to this, a history of dictatorships and difficult relationship with the army form a complex scenario, briefly noted here from the perspective of the Jews from immigrating to the 90 attacks.
Keywords: anti-Semitism, Argentina, holocaust, dictatorship, nazi, terrorism.
1
2
1. Introdução
A exemplo de praticamente toda a América Latina, o fluxo de imigrantes para a Argentina ao longo dos últimos séculos é vasto e trouxe ao país diversas e profundas mudanças culturais, estruturais e sociais. Desde o início do século XIX, um destes fluxos para o país foi a de famílias e comunidades hebraicas, comumente perseguidas durante a história.
O desenvolvimento histórico do país, no entanto, ofereceu relações muito extremas durante as décadas de imigração. De favorecimento estatal de desenvolvimento de áreas e ocupação