trabalho
Choque Hemorrágico ou Hipovolêmico
Denomina-se choque o estado no qual o fluxo sanguíneo, fica reduzido a tal ponto que provoca má oxigenação dos tecidos, colocando em risco a vida.
O fluxo sanguíneo é ejetado pela bomba cárdiacapara a circulação sistêmica, em um processo conhecido como débito cardíaco que é expresso em lit./min.
Para uma circulação satisfatória, é necessário um sistema hidráulico fechado. Hidráulico: porque envolve movimento líquido. Fechado: porque não tem contato com o meio exterior.
Este sistema é constituído por: Bomba de propulsão: Coração.
Sistema de condução: Artérias.
Sistema de escoamento: Veias e volume de líquido adequado.
Qual quer dano a qualquer um desses elementos, provoca o choque. Dessa forma a origem do choque pode estar relacionada a uma hemorragia ou disfunção do sistema cardiovascular, mas sempre todo o sistema orgânico é comprometido de forma rápida ou lenta na dependência da causa do choque.
A distribuição do sangue para os órgãos, começa a ser prejudicada após a perda de mais de 15% do seu volume total. A causa desse dano pode estar relacionada á hipovolemia ou cardiogênicos.
SINTOMAS E SINAIS
Sonolência;
Confusão mental;
Inquietude;
Ansiedade;
Mãos e pés frios e úmidos;
Pulso rápido e fino;
Taquipinéia;
Pele descorada;
Sudorese;
Sede intensa;
Olhos secos;
Midriase(pupila dilatada);
Náuseas;
Vômitos;
Mucosa descorada e hipotensão arterial.
Assistência de enfermagem: Objetivo é restaurar o volume intravascular, distribuindo o volume hídrico por todo o sistema orgânico. Por isso a questão básica é corrigir rapidamente a causa e a perda hídrica.
Nos casos de hemorragias externas:
1. Pressão no local
2. Elevar membros
3. Compressa de gelo no local
4. Torniquete (último caso)
clubedasenfermeiras.spaceblog.com.br/733843/Choque-hemorragico-ou-hipovolemico/
2. ASSUNTO
Definição
Forma de choque; uma condição onde o coração é incapaz de