Trabalho
1) Identifique e explique as principais consequências do imperialismo romano em suas diferentes fases.
O imperialismo romano teve três fases : Monarquia, República e Império.
Na Monarquia, que foi adotada em Roma até o século VI a.C. ,os romanos acreditavam que o rei tinha origem divina, seguindo sua religião politeísta da época. Nesse período ocorreu a invasão de outros povos que durante cerca de 100 anos, dominaram a cidade, impondo-lhe seus reis. Em 509 a.C., os romanos derrubaram o rei etrusco Tarquínio, e fundaram uma República.
As principais características da monarquia romana eram : escolha dos soberanos de acordo com suas virtudes; Governo vitalício; O rei também possuía autoridade religiosa e poder absoluto sobre as leis; Roma também possuía uma Assembléia e Cúria, com poucos poderes.
Escolha dos reis de acordo com suas virtudes; O rei também decidia quem ocupava os cargos públicos.
República: a sociedade romana estava dividida em 4 classes no início da república : Patrícios, Clientes, Plebeus e Escravos. A decadência política, social e econômica, fez com que a plebe entrasse em conflito com os patrícios, durando 200 anos de luta. Apesar disso, os romanos conseguiram conquistar quase toda a Península Itálica e logo em seguida partiram para o Mediterrâneo. Lutaram contra Cartago e em seguida, ocuparam a Península Ibérica (conquista que levou mais de 200 anos), Gália e o Mediterrâneo Oriental. Os territórios ocupados foram transformados em províncias. Essas províncias pagavam impostos ao governo de Roma. Essas conquistas mudaram a importância do exército romano ,inclusive diante a sociedade.
A comunidade militar era formada por:
- Cidadãos de Roma, dos territórios, das colônias e das tribos latinas que também tinham cidadania romana
- Comunidades cujos membros não possuíam cidadania romana completa
- Aliados autônomos
A disciplina militar era severa e a punição consistia em