relatorio
Prof: Antônio Francisco Cardoso
Academicos:
Camila de Sousa Oliveira
Fabrícia Dias Barboza
Juliano Marcelo Rosa
Marline de Souza Oliveira
Suzana Cristina Fischer
Vanuza O. Louback Gonsaga
JI-PARANÁ/RO
2014
Assunto: Conservação do momento linear
Objetivos: Levar o aluno a verificar que em um sistema ideal o momento linear se conserva
Recursos Didáticos: Computador, programa maxima, Data show, slides quadro negro, pincel atômico, livro.
Conteúdos:
O momento linear (também chamado de quantidade de movimento linear ou momentum linear, a que a linguagem popular chama, por vezes, balanço ou "embalo") é uma das duas grandezas físicas fundamentais necessárias à correta descrição do inter-relacionamento entre dois entes ou sistemas físicos. A segunda grandeza é a energia. Os entes ou sistemas em interação trocam energia e momento, mas o fazem de forma que ambas as grandezas sempre obedeçam à respectiva lei de conservação.
Na física clássica, a quantidade de movimento linear () é definida pelo produto da massa () pela velocidade ().
O momento linear se conserva (seu valor é constante), sempre que considerarmos sistemas nos quais não há forças externas atuando, e sempre consideramos um sistema fechado ( que não troca matéria com o meio externo nem forças agindo sobre ele) o momento total é constante. Sendo assim, mesmo em uma colisão inelástica - onde a conservação da energia mecânica não é observada - a conservação do momento linear permanece válida desde que o sistema seja isolado.
Se a resultante das forças exteriores que atuam sobre um sistema é nula, o momento linear do sistema permanece constante.
Assim, o impulso total é nulo, e a quantidade de movimento do sistema isolado se mantém constante. Em um sistema existe forças externas que realizada por agentes externos ao sistema e forças internas que é feito por agentes internos ao