Conceito de Benchmarking
São Paulo, 2013
Benchmarking
Trabalho da disciplina de Gestão de Qualidade
São Paulo, 2013
Sumário
CONCEITO: 4
HISTÓRICO: 4
EVOLUÇÃO HISTÓRICA: 5
OS PRINCÍPIOS DO BENCHMARKING: 5
O QUE É O BENCHMARKING? 6
BENCHMARKING É: 6
BENCHMARKING NÃO É: 7
METODOLOGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROCESSO DE BENCHMARKING: 8
PROCESSO DE BENCHMARKING: 9
TIPOS DE BENCHMARKING: 10
CONCLUSÃO: 11
BIBIOGRAFIA: 11
CONCEITO:
Benchmarking é uma técnica que consiste em acompanhar processos de organizações concorrentes ou não, que sejam reconhecidas como representantes das melhores práticas administrativas. É um processo de pesquisa, contínuo e sistemático, para avaliar produtos, serviços e métodos de trabalho, com o propósito de melhoramento organizacional, procurando a superioridade competitiva.
Isto é, o benchmarking consiste na procura de melhores práticas de administração, como forma de ganhar vantagens competitivas. Faz uso de pontos de referências que funcionam em vez de criar algo novo.
O Benchmarking é uma das mais antigas ferramentas de gestão. O seu propósito é estimular e facilitar as mudanças organizacionais e a melhoria de desempenho das organizações através de um processo de aprendizagem. Isto é feito de duas maneiras:
1. Identificando resultados excelentes, geralmente mensurados através de métricas ou indicadores. Tais resultados servem de estímulo para os esforços de melhoria e dão uma garantia que, através de esforços inteligentes, tais resultados poderão ser igualados.
2. Identificando as chamadas melhores práticas que, geralmente com alguma adaptação à cultura e às peculiaridades da organização, podem servir de referência para uma mudança que leve a melhores resultados.
O objetivo principal de se fazer benchmarking é programar mudanças que levem a melhorias significativas nos produtos e processos da organização e,