trabalho
Maria Aparecida é funcionária de carreira do Banco Estatal há alguns anos e pretende ser gerente de uma agência. Os novos gerentes do Banco devem passar por testes e fazer estágios em campo, com os veteranos. Maria Aparecida pediu para fazer seu estágio em uma agência na qual pudesse enfrentar desafios, porque acreditava que assim aprenderia muito mais. Ela foi enviada para uma agência na qual o gerente era seu colega Augusto, nomeado dois meses antes. No primeiro dia, Maria Aparecida sentou-se ao lado do gerente, para observá-lo em ação. Antes do início do expediente, Augusto mostrou a Maria Aparecida qual era a situação dele e da agência:
· A agência estava em situação de equilíbrio. Nem lucro, nem prejuízo. Em mais 30 dias, ele deveria entregar o Plano de Metas da agência para o Diretor.
· Os primeiros 45 dias Augusto havia passado conhecendo a agência, sua estrutura e seus problemas. Nesse período, não foram feitas operações de crédito, apenas renovações de operações e cadastros.
· Augusto contava com a motivação dos funcionários, em sua maioria jovens com pouco tempo de casa. O quadro havia sido renovado recentemente, com a aposentadoria de funcionários antigos.
· Augusto pensou inicialmente em dividir os funcionários em equipes, cada uma atuando em um segmento - venda de cartões de crédito e de seguros, recuperação de crédito e assim por diante. Tudo com valores mínimos e rentabilidade prevista calculada.
· No entanto, ele acreditava que seria melhor fazer o planejamento junto com os funcionários. Ele já havia dado uma palestra sobre a importância do planejamento para seus funcionários e esperava que todos ajudassem a definir os meios para realizar os objetivos definidos no programa de trabalho. Também, ficou claro para todos que as metas seriam usadas nas avaliações para aumentos salariais e promoções.
· Nas reuniões com os funcionários, além da discussão das metas, os seguintes problemas e situações